Pular para o conteúdo principal

Judiciário Goiano manda reintegrar 18.000 hectares na Vila Rosário - BA


Vista aérea da região Vila Rosário - BA
  • Mandado de reintegração de posse expedido pelo Juízo da Comarca de Posse - GO atinge aproximadamente 18.000 hectares de diversas fazendas do município de Correntina - BA, que por enquanto, segundo a determinação judicial deve ser reintegrada como pertencente ao território goiano.        

Conforme publicação no dia 15/05/2012, o juiz de direito Joviano Carneiro Neto titular da Vara Cível da Comarca de Posse - GO, pontua que “antes, então de tomar qualquer outra decisão nos presentes autos, é mister deste magistrado dar cumprimento ao processo legal. Assim, determino citação, nos termos requeridos à inicial, e a reintegração de posse aos autores, na área já demarcada às fls. 419/420, desde já deferindo as prerrogativas do art. 172, do CPC, bem como a ordem para oficiar ao comando da polícia militar para o acompanhamento, caso entenda necessário. Saliente-se que, dada as magnitudes da área, defiro o prazo de 20 (vinte) dias para saída voluntária dos ocupantes, com seus pertences. ultrapassado tal prazo, determino a imediata reintegração. Com força policial, caso seja preciso. Ainda, diante do auto de verificação de f. 658, verifica-se várias outras pessoas na área. Assim, determino ao oficial de justiça a identificação dos réus no momento da citação/reintegração de posse. Atenda-se. Posse, 08 de maio de 2012”.
A Ação de Reintegração de Posse que tramita na Comarca de Posse - GO, promete ser polemica e perigosa, pois em passado não muito distante policiais da BA e de GO literalmente se enfrentaram na defesa do território.
A ordem judicial expedida pelo juiz de direito Joviano Carneiro Neto, autoriza o uso da força policial de Goiás para o cumprimento do mandado em território ocupado por produtores da Bahia.     
O autor da Ação de Reintegração de Posse que argumenta ser detentor da titularidade de áreas tituladas pelo Governo de Goiás através do IDAGO, mas ao se vê e sabe é que tais áreas são tidas de longa data como território baiano. Discussões e contratempos à parte, em 16/08/2011, o mesmo juiz havia decidido que “por cautela e prudência, no intuito de aguardar a definição acerca da divisa entre os Estados de Goiás e Bahia pela instância suprema, promovendo, assim, a pacificação social e garantindo a segurança jurídica, determino a suspensão do curso do presente processo, até o julgamento da ação cível originária nº 347 que tramita perante o STF - Supremo Tribunal Federal. Intimem-se”.
O objeto da Ação Cível Originária nº 347 - “ ... é tão-somente a demarcação dos limites territoriais dos Estados da Bahia, de Goiás e do Tocantins, não se estendendo à posse ou propriedade de particulares nas zonas a serem demarcadas” (Decisão do Min. Eros Grau na ACO nº 347, publicada em 27 de abril de 2005, fls. 1.115/1.117).
Ao prevalecer o entendimento judicial determinado pelo juiz de direito Joviano Carneiro Neto, muitos produtores que há décadas produzem comodities na região perderão a posse das terras e tudo o que construíram ao longo dos anos, antes mesmo da definição do STF sobre a demarcação dos limites dos estados de Goiás e da Bahia.         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSE DO PREFEITO PAULINHO - POSSE/GO

A posse dos eleitos em 05 de outubro de 2008 – foi realizada no Auditório Municipal José Antonino da Silva - foram empossados em sessão solene da Câmara Municipal presidida pelo vereador Evandro de Oliveira Neves – Vando (PTN) - o prefeito Paulo Roberto Marques de Souza - Paulinho (PMDB) e o vice Dr. Vavá (PSDB). O prefeito Paulinho estava acompanhado pela primeira dama Nice. A sessão solene da Câmara Municipal contou com o auditório lotado (ver imagens) a presença do deputado federal Pedro Chaves, foi um componente a mais na posse, pois no seu discurso disse que a promessa feita na Câmara em 2003 da construção do no trevo de acesso a Posse/GO pela BR-020 será concretizado “... em 2, 3 ou 4 meses adiante”, e construção do lago já conta com emenda no orçamento federal a ser aprovada, e também há recursos a serem entregues à UEG de Posse (biblioteca e construção de novas salas), mas não precisou a origem dos recursos. O Dr. Eltinho em suas palavras fez o de sempre, deixou o recado ao gru

FESTA JUNINA 2012 - POSSE - GO

A Prefeitura Municipal de Posse, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convida à comunidade possense a participar da tradicional festa junina das Escolas e Colégios Municipais e Estaduais a realizar-se nos dias 08 a 09 de junho, a partir das 18h na Praça da Liberdade. Confira as atrações : Concurso de quadrilhas (Escolas e Colégios municipais e estaduais) Bandas Sexta- feira (08/06) Sandrinho da Viola e Matheus, João Marcos e Chistiano, Mixirica do Forró. Sábado (09/06) Ana Clara e Rafael, Os Controlados do Forró, Carlos Senner. O resultado da FESTA JUNINA você confere  aqui! -                                            Por:  Ivan Carlos Brasileiro Prefeito Paulo Roberto com José Guariz www.posse.go.gov.br   As noites tornaram-se pequenas diante do  espetáculo proporcionado pelos participantes como um show a parte na apresentação e evolução dos temas alegóricos de cada concorrente, levando ao delírio os exp

Noticiada vacância de 33 cargos de juiz de direito em comarcas do interior

Notícias do TJGO Noticiada vacância de 33 cargos de juiz de direito em comarcas do interior 14/03/2014 16h29 Foram publicados nesta sexta-feira (14), no Diário da Justiça Eletrônico, 33 editais de promoção e remoção e/ou promoção para comarcas do interior. Serão providos por promoção (antiguidade ), 17 cargos de juiz de direito: da 2ª Vara Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental das comarcas de Cristalina e Quirinópolis; 2ª Vara (Cível, Criminal, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos) de Goiás; Juizado Especial Cível e Criminal de Posse; 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Jataí; Vara Cível, Criminal, da Infância e da Juventude, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos de Posse; Juizado da Infância e da Juventude de Luziânia; Vara de Família, Sucessões e Cível de Mineiros; 1ª Vara Criminal de Luziânia, Formosa e Rio Verde; 1ª Vara (Cível, Criminal e da Infância e da Juventude) de Porangatu e Iporá; 1ª Vara (Cível, de Família, Sucessõe