Pular para o conteúdo principal

Municípios do Nordeste goiano deverão fazer consórcio para construção de aterro


13/06/2012 - 16h34

Municípios do Nordeste goiano deverão fazer consórcio para construção de aterro

Reunião sobre o consórcio entre os municípios, realizada no CRAS de Campos Belos
Reunião sobre o consórcio entre os municípios, realizada no CRAS de Campos Belos
Os prefeitos de seis municípios do Nordeste goiano estiveram reunidos ontem (12/6) com os promotores de Justiça André Luís Ribeiro Duarte e Douglas Roberto Chegury para tratar do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e a implantação de consórcio intermunicipal de saneamento básico e meio ambiente. Realizado no auditório Padre Rubens, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Campos Belos, o encontro reuniu representantes dos municípios de Campos Belos, Cavalcante, Nova Roma, São Domingos, Monte Alegre, Teresina de Goiás, Divinópolis e Iaciara.

Na reunião, o promotor André Luís esclareceu que não é obrigação do Ministério Público agendar e participar de encontros para as definições sobre o consórcio, no entanto, a instituição pretende trabalhar em parceria com os municípios e contribuir para a conclusão das decisões. Conforme destacou, o prazo para a regulamentação dos aterros sanitários está expirando, já que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada pela Lei nº 12.305, exige que até 2014 sejam extintos todos os lixões do País.

A proposta de um consórcio é facilitar a construção de um aterro, para que os municípios possam contratar uma equipe multidisciplinar para a realização do projeto, incluindo iniciativas de educação ambiental e conscientização da comunidade. Contudo, o promotor observou que o consórcio não impede que cada município tenha o seu aterro sanitário.

Os representantes dos municípios de Campos Belos, Monte Alegre, São Domingos, Divinópolis, Teresina, Nova Roma e Iaciara confirmaram o interesse em participar do consórcio, que foi denominado Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano.

Segundo esclareceu o promotor André Ribeiro, para a instituição de um consórcio é necessária a criação de uma associação, formada pelos municípios participantes e com personalidade jurídica própria, sendo presidido por um dos prefeitos. O promotor Douglas Chegury também destacou a necessidade de esclarecer aos prefeitos, vereadores e à comunidade sobre como vai funcionar o consórcio.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 22 de junho, às 14 horas, no auditório do Tribunal do Júri de São Domingos. Neste encontro, deverá ser assinado um protocolo de intenções entre os municípios para a constituição do consórcio.
IML
Na oportunidade, os prefeitos visitaram as obras de construção de uma circunscrição do Instituto Médico Legal (IML) que vai atender pelo menos sete municípios do Nordeste Goiano. A construção da unidade foi articulada pelas Promotorias de Justiça de Campos Belos, São Domingos, o Judiciário local e a sociedade civil organizada. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - fotos: Promotoria de Justiça de Campos Belos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSE DO PREFEITO PAULINHO - POSSE/GO

A posse dos eleitos em 05 de outubro de 2008 – foi realizada no Auditório Municipal José Antonino da Silva - foram empossados em sessão solene da Câmara Municipal presidida pelo vereador Evandro de Oliveira Neves – Vando (PTN) - o prefeito Paulo Roberto Marques de Souza - Paulinho (PMDB) e o vice Dr. Vavá (PSDB). O prefeito Paulinho estava acompanhado pela primeira dama Nice. A sessão solene da Câmara Municipal contou com o auditório lotado (ver imagens) a presença do deputado federal Pedro Chaves, foi um componente a mais na posse, pois no seu discurso disse que a promessa feita na Câmara em 2003 da construção do no trevo de acesso a Posse/GO pela BR-020 será concretizado “... em 2, 3 ou 4 meses adiante”, e construção do lago já conta com emenda no orçamento federal a ser aprovada, e também há recursos a serem entregues à UEG de Posse (biblioteca e construção de novas salas), mas não precisou a origem dos recursos. O Dr. Eltinho em suas palavras fez o de sempre, deixou o recado ao gru

FESTA JUNINA 2012 - POSSE - GO

A Prefeitura Municipal de Posse, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convida à comunidade possense a participar da tradicional festa junina das Escolas e Colégios Municipais e Estaduais a realizar-se nos dias 08 a 09 de junho, a partir das 18h na Praça da Liberdade. Confira as atrações : Concurso de quadrilhas (Escolas e Colégios municipais e estaduais) Bandas Sexta- feira (08/06) Sandrinho da Viola e Matheus, João Marcos e Chistiano, Mixirica do Forró. Sábado (09/06) Ana Clara e Rafael, Os Controlados do Forró, Carlos Senner. O resultado da FESTA JUNINA você confere  aqui! -                                            Por:  Ivan Carlos Brasileiro Prefeito Paulo Roberto com José Guariz www.posse.go.gov.br   As noites tornaram-se pequenas diante do  espetáculo proporcionado pelos participantes como um show a parte na apresentação e evolução dos temas alegóricos de cada concorrente, levando ao delírio os exp

Noticiada vacância de 33 cargos de juiz de direito em comarcas do interior

Notícias do TJGO Noticiada vacância de 33 cargos de juiz de direito em comarcas do interior 14/03/2014 16h29 Foram publicados nesta sexta-feira (14), no Diário da Justiça Eletrônico, 33 editais de promoção e remoção e/ou promoção para comarcas do interior. Serão providos por promoção (antiguidade ), 17 cargos de juiz de direito: da 2ª Vara Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental das comarcas de Cristalina e Quirinópolis; 2ª Vara (Cível, Criminal, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos) de Goiás; Juizado Especial Cível e Criminal de Posse; 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Jataí; Vara Cível, Criminal, da Infância e da Juventude, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos de Posse; Juizado da Infância e da Juventude de Luziânia; Vara de Família, Sucessões e Cível de Mineiros; 1ª Vara Criminal de Luziânia, Formosa e Rio Verde; 1ª Vara (Cível, Criminal e da Infância e da Juventude) de Porangatu e Iporá; 1ª Vara (Cível, de Família, Sucessõe