Pular para o conteúdo principal

TRIBUNA DO CERRADO - NOTICIAS DA WEB


Para os jovens, o celular, hoje, é uma prótese indispensável. “O celular é a nossa ‘real TV’, o instrumento mais importante para controlar as reações com os outros, as disputas, a imagem que temos de nós mesmos, o tempo. O celular nos torna autores da nossa vida”, afirma o pesquisador inglês Micheal Hulme.


A OMS – Organização Mundial da Saúde - publicou um relatório sobre a resistência aos antibióticos, uma ameaça que está se tornando realidade. Pois sem os antibióticos, a medicina correria o risco de retornar ao que ela era no começo do século 20. Na batalha contra as infecções, volta-se inclusive a usar certos tipos de vírus capazes de atacar bactérias.
oogle lançou "Perspectiva", uma ferramenta informática baseada na inteligência artificial e que ajudará os meios de comunicação a moderar automaticamente os comentários online, bloqueando as mensagens maliciosas dos "trolls", anunciou o grupo americano; essa API (interface informática), proposta gratuitamente, permite que os editores criem programas que detectarão as mensagens "tóxicas" antes de sua publicação, determinando eles mesmos o nível de tolerância

Governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou o coronel Nivaldo Restivo como novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo. Aos 51 anos de idade, sendo 35 anos deles na corporação, Restivo, assume no início de março a corporação, no lugar de Ricardo Gambaroni; com grande parte de sua carreira ligada à tropa de choque, além do comando da Rota, Nivaldo tem entre os trabalhos mais polêmicos da carreira, a participação, em 1992, da operação que resultou na morte 111 presos na Casa de Detenção, episódio conhecido como "Massacre do Carandiru"

Os casos de dengue caíram significativamente em Goiás nestes primeiros dois meses de 2017; índices levantados pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) mostram que nas duas primeiras semanas do ano passado foram notificados 35 mil casos da doença; neste ano, 8 mil pessoas foram contaminadas, uma redução de 76,72% dos casos; para o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, é preciso ter coragem e ousadia para vencer o Aedes; “Nossos resultados foram positivos porque houve um enorme engajamento institucional e popular, com o trabalho feito de maneira sistemática, obedecendo a cronogramas, ciclos mensais e monitoramento, em tempo real"

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O MPF tentou me intimidar, mas o livro saiu: A Outra Face de Sérgio Moro, com lançamento para o dia 6/1, 18:00 h, no Sindipetro-RJ (1)

por Emanuel Cancella


Fui intimado a depor no dia 14/12, no MP do Rio, numa clara ameaça à continuidade das minhas críticas ao juiz Moro e à Lava Jato e principalmente para barrar o lançamento do livro.
O MPF se calou nas inúmeras publicações de exaltação a Moro: A Globo deu prêmio ao juiz; o governo estadunidense também premiou o juiz e suas principais revistas, Fortune e Time, exaltaram Moro. Com certeza os EUA premiaram o juiz pelos serviços prestados. E o MPF se calou! Um juiz de primeira instância virou celebridade.

Agora, o juiz Moro e sua força tarefa da Lava Jato tentam barrar  a possibilidade de juízes e procuradores serem punidos por crime de responsabilidade. É esse o espírito de justiça de Moro e da Lava Jato? Punir juízes e procuradores e também criticá-los não pode?

A Lava jato poderia afastar os dirigentes corruptos das empreiteiras e manter as empresas funcionando, para não punir os trabalhadores com o desemprego. Isso foi o que os EUA fizeram na quebradeira de 2008. Entretanto a opção de Moro e da Força tarefa foi outra, até porque, contrariando o STF,  ficam com os vergonhosos 10% dos valores dos acordos entre o MP e as empreiteiras. Isso pode?

Além de salvaguardar as empresas e punir os dirigentes, em 2008, os EUA injetaram cerca de US$ 16 trilhões de dinheiro público na economia para salvar empresas privadas como a GM e o City Bank e principalmente não derrubar o PIB. Aqui, na conta da Lava Jato, ocorre a morte da engenharia brasileira; cerca de 2 milhões de desempregados e algo em torno de 5% de queda do PIB. E o juiz Moro estudou nos EUA?
A mídia já recebeu o convite do lançamento do livro. Claro que jamais publicariam, assim como a todos os artigos do livro foram enviados para a mídia e principalmente o Globo.

Agora você tem a oportunidade de conhecer “A Outra Face de Sérgio Moro” e ajudar os cerca de dois milhões de demitidos, já que  a receita dos livros é toda para as vítimas da Lava Jato!     
Fonte: 1 -  - https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2201420444155051389#editor/target=post;postID=6540198755856396977;onPublishedMenu=overviewstats;onClosedMenu=overviewstats;postNum=0;src=postname
Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2016     
     Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 
Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)
OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.  https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella    http://emanuelcancella.blogspot.com.

Chamadas de telefone fixo para celular ficam mais baratas a partir de hoje

Por iG São Paulo * | 25/02/2017 09:10
De acordo com Anatel, custo de ligação local de telefone fixo para linha móvel tem queda entre 16% e 19%; interurbana fica até 12% mais em conta
shutterstock
Segundo Anatel, queda no custo das ligações de telefones fixos se deve à redução das tarifas de interconexão
As ligações feitas a partir de telefones fixos  para celulares estão mais baratas a partir deste sábado (25). Os valores das chamadas locais tiveram uma redução entre 16,49% e 19,25% e, para as ligações interurbanas, a queda é entre 7,05% e 12,01%, dependendo da empresa.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a queda no custo das ligações de telefones fixos se deve à redução das tarifas de interconexão, que é o valor cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra operadora para a realização de ligações. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem ocorrer até 2019, segundo previsão da Anatel.
Publicidade
A redução das tarifas vai beneficiar os 41,8 milhões de assinantes de telefone fixo do País. Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações devem aumentar os investimentos na ampliação de suas redes, na melhoria da qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores, conforme determinações da Anatel.

Reclamações

As reclamações dos consumidores registradas nos canais de atendimento da Anatel, entre eles o call center e a  internet,  caíram em 2016, em relação ao ano anterior. No total foram 3,9 milhões no ano passado, uma redução de mais de 4% se comparado a 2015, quando totalizaram 4 milhões. O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, que representou 32,8% do total ou 1,3 milhão de reclamações. Logo em seguida estão as reclamações de qualidade dos serviços, funcionamento e reparos, com 21,5% das queixas (841 mil reclamações). 
Os serviços mais reclamados foram relacionados à telefonia móvel que receberam 1,8 milhão de queixas ou 47% do total. Em seguida, cerca de 24,1% (943,8 mil de usuários) reclamaram dos serviços de telefones fixos;  14,9%  (581,1 mil de queixas) foram sobre o serviço de banda larga fixa; e 13,1% (511,1 mil de pessoas) da TV por assinatura.  
*Com informações e reportagem da Agência Brasil

Nasa celebra aniversário de "supernova titânica" com imagens incríveis

Por iG São Paulo * | 25/02/2017 14:34

Descoberta da Supernova 1987A ocorreu há 30 anos; explosões de estrelas produzem brilho equivalente a 100 milhões de sóis e ainda são observadas

Nasa/Esa/R. Kirshner (Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics and Gordon and Betty Moore Foundation), M. Mutchler e R. Avila
SN 1987A ao centro da imagem (círculos vermelhos); supernova é a mais próxima da Terra já registrada
No dia 23 de fevereiro de 1987, um grupo de astrônomos localizados no hemisfério sul se deparou com uma das supernovas mais brilhantes já vistas em mais de 400 anos de observação espacial. Batizada de SN 1987A, a supernova "titânica" produz o brilho equivalente a 100 milhões de sóis.
Para comemorar as três décadas da descoberta, a agência espacial americana Nasa divulgou novas imagens do incrível fenômeno astronômico.
A supernova está baseada na Grande Nuvem de Magalhães. A explosão de supernova é a mais próxima da Terra já registrada nos tempos modernos. Sua proximidade do nosso planeta deu aos astrônomos a oportunidade de estudar em detalhe as fases da morte de uma estrela.
A SN 1987A tem sido observada desde sua descoberta por cientistas com a ajuda de equipamentos poderosos, como o Telescópio Espacial Hubble, o observatório de raios-X Chandra e o rádio-observatório Atacama Large Millimeter Array (ALMA).
A compilação desses dados e imagens permitiu que a Nasa divulgasse novas imagens, animações e vídeos em seu site , permitindo que a SN 1987A seja explorada por pesquisadores e amantes da astronomia como nunca antes. Por meio desta compilação, por exemplo, foi possível atestar mudanças drásticas no anel que circunda a supernova. Os cientistas explicam que a mudança do brilho ao redor da supernova (primeiro vídeo) sugere o impacto das ondas produzidas pelas explosões de estrelas na parte interna desse anel.
"Os 30 anos de observações da SN 1987A são importantes porque fornecem dados sobre as últimas fases da evolução estelar", disse Robert Kirshner, professor do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

Encontrando a SN 1987A

Novos planetas

A Nasa (Agência Espacial Americana) anunciou nesta quarta-feira (22) que descobriu sete novos planetas  do tamanho da Terra, orbitando uma estrela a cerca de 40 anos-luz do nosso sistema solar.  O estudo dos cientistas é marcante, já que os novos planetas têm potencial (tamanho e proximidade à estrela) para abrigar água líquida em suas superfícies e, portanto, pode haver vida.
*Com conteúdo da agência Sputnik Brasil

Dinheiro na praça: governo prepara MP para microcrédito orientado

Por Blog Esplanada | 25/02/2017 13:44

Planalto quer incrementar economia para micro e pequeno empresário com financiamentos, sob condição de curso para aprender a investir

USP Imagens/Divulgação - 23/8/2016
Governo acredita que pequeno e microempresário quebram também por mau uso do dinheiro de empréstimo
Com a economia respirando – mas ainda longe do ideal – o Governo federal prepara o lançamento através de Medida Provisória do ‘Microcrédito Orientado’, com fomento e vinculação a bancos oficiais.
O objetivo é turbinar o comércio e setor de serviços. Um grupo de empresários e comitês interministeriais esboça a proposta, autorizada pelo presidente Michel Temer.
O ex-deputado Sandro Mabel está à frente do programa. O ‘Orientado’ crava que o crédito será condicionado a um curso intensivo do beneficiário para o bom uso do financiamento, que pode ser realizado pelo Sistema S ou ONGs – ainda a definir.
Informes nas mãos da equipe econômica apontam que o pequeno e micro empresário quebram também por mau uso do dinheiro de empréstimo. Daí o curso.
Dados do Governo indicam que o grande empresário brasileiro está com dinheiro, mas tem medo de investir diante do cenário de incertezas, a despeito da pequena melhora do quadro político. Enquanto os bancos, com receio de calote, seguram empréstimos e aumentaram os juros. Desta forma a economia travou.


Notícias do TJGO

Presidente do TJGO recebe comitiva maçônica - 24/02/2017 14h37

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu, nesta sexta-feira (24), uma comitiva do Grande Oriente do Brasil – Oriente do Estado de Goiás (GOEG), liderada pelo presidente da Assembleia Federal Legislativa Maçônica, Múcio Bonifácio Guimarães. A visita teve por objetivo saudar Gilberto Marques Filho pela posse no cargo de chefe do Judiciário goiano.
Durante o encontro, o presidente também foi convidado a participar da abertura do encontro maçônico denominado IRMANAR, que será realizado no dia 20 de maio, na sede do GOEG. “Estamos orgulhosos de ter o senhor no cargo de presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. O Judiciário goiano está em ótimas mãos e sabemos que a moral do País está hoje no Poder Judiciário”, salientou Múcio Bonifácio.
O desembargador-presidente agradeceu a deferência. Ele também fez um breve relato de seus 24 dias de gestão, lembrando que já visitou algumas comarcas do interior. “É uma honra para nós termos um presidente que está lutando bravamente por essa valorização do primeiro grau”, enfatizou o juiz da comarca de Aparecida, Társio Ricardo de Oliveira Freitas, também presente ao encontro.
Além dos integrantes da casa macônica, também estiveram presentes à reunião o ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima; os desembargadores Jeová Sardinha de Moraes e Olavo Junqueira de Andrade. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Notícias do TJGO

Gilberto Marques é convidado para a posse do novo procurador-geral de Justiça de Goiás 24/02/2017 13h09

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu, nesta sexta-feira (14), a visita do procurador-geral de Justiça de Goiás eleito para o biênio 2017-2019, Benedito Torres Neto.
Na ocasião, o magistrado recebeu em mãos o convite para prestigiar a posse de Benedito Torres, a ser realizada no dia 10 de março, às 17 horas, na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), em Goiânia. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)


No carnaval, quando as grandes escolas desfilam na avenida, o samba vive a sua apoteose. Na pista ou nas arquibancadas, sob o fascínio do cintilar ouro e prata das roupas dos sambistas, impregnados pelos ritmos quentes das baterias, ninguém consegue reprimir uma energia mágica que sobe pela espinha e se esparrama por todo o corpo. É o feitiço do samba. Música popular na aparência, oração e meditação africana na realidade.



Governador Marconi Perillo anunciou, na noite de quarta-feira, 22, que o professor Ricardo Balestreri é o novo secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás; “Trata-se de profissional altamente qualificado e respeitado em todo o País”, escreveu o governador em seus perfis nas redes sociais; Balestreri foi secretário nacional de Segurança Pública e tem longa carreira dedicada à formação e qualificação dos profissionais da segurança. É reconhecido por defender de forma veemente a valorização dos policiais; novo secretário será apresentado sexta-feira e toma posse em 1º de março

Ex-secretário de Trabalho de Barack Obama, Thomas Pérez foi eleito presidente do Partido Democrata; com 235 votos, Pérez derrotou Keith Ellison, que obteve 200 votos


Agência de Alfândegas informou hoje que uma licitação em andamento para escolher a empresa responsável pela construção será concluída no dia 24 de março. Depois de concluída esta fase, trâmites legais devem se estender até abril quando começam os trabalhos na fronteira com o México; ao participar da Conferência de Ação Política Conservadora nessa sexta-feira, 24, o presidente Donald Trump disse que a construção começaria "muito em breve" e que estava "bem bem bem adiantada no cronograma"


Durante a rápida passagem pelo ministério das Relações Exteriores – apenas nove meses – a atuação de José Serra foi um fracasso completo. Tentou usar a chancelaria brasileira para fazer palanque ideologizado, discurso que além de não sustentá-lo muito tempo sob os holofotes, estagnou a política externa nacional. Sem a atenção dos Estados Unidos que tanto desejava e enfraquecido na América Latina, o ex-ministro deixa um dos piores legados dos últimos anos na pasta; reportagem de Mariana Serafini, no portal Vermelho.


27 de fevereiro de 1917, uma hora da tarde em Petrogrado, ou São Petersburgo, então capital do Império Russo chefiado pelo Czar Nicolau II; insatisfeitos com a falta de trabalho, alimentos e dinheiro, militares e operários invadem o Palácio Tauride e pedem a deposição do czar, o fim do absolutismo monárquico na Rússia e a proclamação da República, que deveria seguir uma linha esquerdista, contemplando iguais oportunidades para todos; leia reportagem especial da Agência Sputinik.

Fora Temer chega às marchinhas de carnaval
"Ei, você aí. O Temer vai cair. O Temer vai cair. É golpista, é ladrão. Ele jamais ganharia a eleição. Ele é vampiro de capa de gibi. O Temer, Temer, Temer. O Temer vai cair", diz a letra da marchinha, que tem Gregorio Duvivier entre os criadores; assista
17.02.2017, 16:01

O ALGORITMO DOS CARECAS. DESCOBERTAS AS RAZÕES GENÉTICAS DA CALVÍCIE

A análise do DNA de mais de 52 mil homens possibilitou a identificação de 287 regiões genéticas implicadas na calvície. E confirmou: o gene que faz os homens perder seus cabelos vem da mãe
10.02.2017, 18:12

NÃO CONSIGO DORMIR. DICAS PARA VENCER A INSÔNIA

Não importa qual seja a sua origem, a dificuldade para dormir é sempre prejudicial e, quando se torna crônica, causa déficit físico, psíquico e mental.

Por: Figaro Santé

Você adormece sempre muito tarde e durante a noite acordas várias vezes? A insônia pode ter muitas causas – ambientais, psicológicas, neurológicas, etc . Aqui estão algumas dicas simples que induzem o sono e conduzem a uma noite tranquila e a um despertar mais bem-disposto e feliz.

1- Para uma noite de sono tranquila é fundamental a escolha de um colchão adequado. O modelo ideal deve ser firme e flexível. A escolha do colchão errado pode provocar dores na coluna, e desconforto durante o sono.
2- Apague todas as luzes. O cérebro humano ao registrar a presença de luz, mesmo que seja fraca, assume que ainda é dia e fica em estado de alerta. Esta é uma das causas externas mais importantes que perturbam o sono profundo.
3 - Se o quarto estiver muito quente, será muito mais difícil conseguir adormecer. O mesmo acontece se o ambiente estiver frio. Tente manter o quarto a uma temperatura ambiente agradável, nem frio e nem quente. Será muito mais fácil adormecer.
4 - Não controle as horas, isso provoca ansiedade e nervosismo.
5- Evite qualquer tipo de aparelho eletrônico ligado no quarto. Eles emitem radiações em forma de ondas eletromagnéticas e outras que interagem com o seu próprio campo de energias, excitando-o e reduzindo as possibilidades de relaxamento completo.
6- Aprenda a relaxar. Descontraia o corpo todo. Faça uma suave automassagem no couro cabeludo. Visualize mentalmente um ambiente paradisíaco, um oásis, um  jardim, uma praia ao entardecer e imagine a si mesmo caminhando nesse ambiente ou simplesmente contemplando a paisagem  em silêncio. Você rapidamente se sentirá menos tenso. Nunca despreze o poder das imagens mentais.
7 – Duas ou três horas antes de ir dormir acenda um incenso de lavanda ou de alfazema no quarto. Abra um pouco a janela para o perfume não ficar demasiado intenso no quarto. Se você sofrer de rinite alérgica, ou for alérgico ao incenso, experimente algumas gotas de óleo dessas mesmas essências.
8 – Faça um esforço para manter a rotina: deitar-se e acordar todos os dias à mesma hora. Isso não apenas ajudar muito o descanso durante o sono mas colabora para que o bom humor seja mantido ao longo do dia. Até mesmo nos fins de semana, procure não mudar muito os seus hábitos.
9 – Uma ou duas horas antes de se deitar tome um banho quente. Isso relaxa os músculos e facilita a chegada do sono. Mantenha os pés quentes na hora de ir para a cama: o corpo entende isso como um sinal de que está na hora de descansar.



31.01.2017, 16:05

PORQUINHOS AMIGOS. PRODUZIRÃO ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES HUMANOS

Células-tronco humanas foram introduzidas em embriões suínos com o objetivo de fazer crescer em animais órgãos para transplantes compatíveis com os seres humanos. Quimera é o nome dado a essas criaturas híbridas.

 Por: Luis Pellegrini

Pela primeira vez foi possível obter embriões constituídos de células de duas grandes espécies de mamíferos, muito diversas entre si. Um grupo de cientistas da Califórnia criou embriões de porco contendo células tronco humanas: os híbridos – ou quimeras, retomando uma sugestão mitológica – foram destruídos numa fase precoce do seu desenvolvimento, mas serviram perfeitamente para se compreender como os dois tipos de células interagem para formar novas entidades genéticas.


Um dos embriões de 4 semanas de porcos com células humanas do experimento.

O objetivo a longo prazo é usar o corpo de animais como incubadoras para cultivar órgãos funcionais constituídos de células humanas, aptos para serem utilizados em transplantes. O experimentos levados a cabo no Salk Institute for Biological Studies (La Jolla, Califórnia) suscitou no entanto algumas preocupações éticas ligadas à possível perda de controle dos experimentos, o que poderia levar à soltura na natureza de animais híbridos, bem como a criação de exemplares “inteligentes, com células humanas (e portanto carregadas de memória genética humana) em seus cérebros.


Juan Carlos Belmonte (em pé) e Jun Wu, cientistas de La Jolla envolvidos nos experimentos.

O cruzamento
O experimento foi descrito em matéria publicada pela revista científica Cell (Célula). Nele, células-tronco humanas foram injetadas em embriões de porcos ainda nos seus primeiros estágios de desenvolvimento. Foram obtidos desse modo cerca de 2 mil híbridos que foram a seguir transferidos para os úteros de porcas e ali deixados para que se desenvolvessem durante 28 dias (o correspondente a uma terça parte do tempo de gestação suína) antes de serem removidos. O resultado foram mais de 150 embriões prevalentemente suínos, com uma pequena contribuição de células-tronco humanas (uma célula para cada 10 mil).
A interrupção da gravidez das porcas receptoras foi programada naquele estágio para não suscitar preocupações a respeito da criação de quimeras maduras. Uma das principais dificuldades foi adaptar os tempos de desenvolvimento das céllas humanas àqueles mais rápidos  da gestação suína. Esta última dura apenas 112 dias: as células do porco se desenvolvem em uma velocidade 3 vezes superior à da humana.


O porco é, geneticamente e pelas suas dimensões e características, um dos animais mais favoráveis às experiências para a criação de quimeras.

Precauções 
Nenhuma célula humana foi encontrada no cérebro dos híbridos, embora a possibilidade de que algumas escaparam aos exames não possa ser excluída. Se este será um caminho percorrível, serão as leis nacionais, para além dos resultados científicos, que definirão os seus limites. No futuro, as células tronco humanas enxertadas poderão, através da engenharia genética, impedir o desenvolvimento do cérebro das quimeras.
O mesmo grupo de cientistas, num segundo experimento, criou quimeras camundongo-ratos, enxertando células tronco de ratos em embriões de camundongos nos quais faltavam os genes cruciais para a formação de alguns órgãos. O resultado foram camundongos com olhos, coração e pâncreas constituídos, em grande parte, de células de rato. Embora muito prometedora, a criação de órgãos humanos personalizados, “cultivados” em corpos de animais, permanece ainda uma perspectiva longínqua. Mas, como sabemos, a ciência avança a passos de gigante. Talvez não esteja tão longe o dia em que poderemos sobreviver graças ao transplante de órgãos vitais inteiramente desenvolvidos no corpo de animais. Geneticamente, o porco é, como se sabe, um dos mais aptos a ajudar os humanos nessa empreitada.


30.01.2017, 21:11

ANVISA CONTESTA FANTÁSTICO, DA GLOBO, E ASSEGURA QUE GENÉRICO É SEGURO

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota nesta segunda-feira 30 para rebater reportagem do Fantástico, da TV Globo, veiculada neste domingo 29, que divulgou um teste feito com três princípios ativos mais consumidos no país em 2015, produzidos por nove laboratórios que fabricam 15 dos remédios mais vendidos
247 - A assessoria de comunicação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota nesta segunda-feira 30 para rebater reportagem do Fantástico, da TV Globo, veiculada neste domingo 29, que divulgou um teste feito com três princípios ativos mais consumidos no país em 2015, produzidos por nove laboratórios que fabricam 15 dos remédios mais vendidos.
O teste questiona a eficácia dos remédios. "O assunto preocupa médicos e pacientes", diz a reportagem. A Anvisa afirma no comunicado que o laboratório que fez os testes a pedido do Fantástico não é habilitado para efeito de análise fiscal, como informou o programa da Globo. A agência também demonstra "espanto" sobre o fato de não terem sido feitos testes de bioequivalência, "que é, em todo o mundo, o teste mais importante e conclusivo para definir se um genérico é realmente equivalente ao medicamento de referência".
Confira a íntegra da nota:
A respeito da matéria “Fantástico testa a qualidade dos genéricos mais vendidos no Brasil”, exibida pelo programa na TV Globo neste domingo (29/01), na qual foram avaliados quinze medicamentos genéricos com os princípios ativos dipirona sódica, losartana potássica e sildenafila, a Anvisa esclarece:  
O Centro de Estudos e Desenvolvimento Analítico Farmacêutico (CEDAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais, contratado pela produção do Fantástico para os estudos, nunca foi habilitado pela Anvisa para realizar testes em medicamentos para efeito de análise fiscal. A análise fiscal, que é efetuada em drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, destinada a comprovar a sua conformidade com a fórmula que deu origem ao registro, segue regras definidas pela Agência, garantindo-se sempre a coleta de três conjuntos de amostras do medicamento a ser analisado; a possibilidade de o teste ser acompanhado por um perito indicado pela empresa; e sua realização exclusivamente em laboratório habilitado para esse fim. Esse rigor é necessário para evitar concorrência desleal entre fabricantes, que poderiam encomendar testes em laboratórios não habilitados apenas para gerar dúvidas sobre produtos concorrentes.
O CEDAFAR é habilitado pela Agência, assim como outros laboratórios, apenas para realizar ensaios de equivalência farmacêutica visando o processo de registro de medicamento. Esses testes são, depois de realizados, analisados tecnicamente pela Anvisa, que verifica sua consistência técnica, juntamente com outros parâmetros, e decide pela concessão do registro. O CEDAFAR já teve sua habilitação para realizar esses testes suspensa pela Agência em duas ocasiões, a última delas no período de 12/09/2015 até 03/02/2016, pois nenhum de seus equipamentos, na inspeção realizada pela Anvisa, estava calibrado de acordo com as normas vigentes. A informação de que o CEDAFAR não é habilitado para realizar testes de análise fiscal foi repassada à reportagem, mas foi sonegada pelo Fantástico aos seus espectadores, dando a falsa impressão de que o laboratório é credenciado para todos os tipos de testes.
Causou espanto, também, a alegação dada pela reportagem de que o teste de bioequivalência dos medicamentos, que é, em todo o mundo, o teste mais importante e conclusivo para definir se um genérico é realmente equivalente ao medicamento de referência, não foi realizado por “questões éticas”. Isso não é verdade. Não haveria nenhum impeditivo ético para que esses testes fossem realizados, desde que cumpridas as normativas éticas vigentes de serem submetidos e aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) credenciado no Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde/MS. Pelo contrário, uma vez realizados tais testes, eles poderiam fornecer uma informação conclusiva.
Testes de bioequivalência são realizados em voluntários sadios e medem a concentração do produto no sangue, possibilitando, sem nenhuma dúvida, a avaliação definitiva sobre a ação real do medicamento no organismo humano. Os testes que foram realizados pelo laboratório contratado pelo Fantástico – de teor e de dissolução do princípio ativo – são importantes, mas não suficientes. Ou seja, não são capazes de assegurar a equivalência farmacêutica dos medicamentos genéricos com os medicamentos de referência, o que é feito pelo teste de bioequivalência, que não foi realizado para a reportagem.
Essa regra de tomar o teste de bioequivalência como o definitivo para avaliar os medicamentos genéricos é utilizada pela Anvisa, assim como pelas agências de medicamentos dos Estados Unidos, Canadá e Japão e países da Europa, entre outros.
Porém, ainda que o Fantástico tenha exibido resultados de testes realizados sem o cumprimento dos requerimentos técnicos e regulatórios para uma análise apropriada, a Anvisa analisou os resultados, enviados pelo CEDAFAR, e informa que:
1 -  Todos os lotes de medicamentos com os princípios ativos sildenafila (duas amostras) e losartana potássica (oito amostras) estavam em condições sanitárias satisfatórias, ou seja, dentro dos padrões esperados. Os próprios laudos informaram que os lotes dos medicamentos testados são equivalentes aos medicamentos de referência. Esses resultados coincidem com os testes semelhantes que os produtores são obrigados a apresentar para solicitar o pedido de registro e que são, criteriosamente, analisados pela Agência antes de conceder o registro;
2 – Quatro das cinco amostras de dipirona sódica testadas estavam em condições sanitárias satisfatórias;
3 – O lote b16d1090 de dipirona sódica solução oral 500 mg/ml, da empresa Brainfarma, apresentou resultado aparentemente insatisfatório em relação ao teste de teor.  A concentração média de dipirona encontrada foi de 92,87%, valor inferior ao estabelecido como referência, que é de 95,00%. Apesar dos exames realizados por contratação do programa Fantástico não terem validade legal, a Anvisa, cumprindo sua missão de proteger a saúde da população e como o faz com qualquer denúncia sobre irregularidades em medicamentos, já iniciou os procedimentos para apurar se, nesse lote específico, existe mesmo teor inferior ao que é obrigatório. A Agência notificou a Brainfarma a prestar informações quanto ao lote analisado. Além disso, está em curso a coleta de análise fiscal do referido produto. Esses procedimentos têm regras bem definidas para que os resultados não deixem qualquer dúvida sobre sua interpretação. Serão coletadas três grupos de amostras (prova, contraprova e testemunho) e os exames serão realizados em laboratório oficial. Vale ressaltar que, em 2014, a Brainfarma, por ocasião de renovação do registro deste medicamento, apresentou à Anvisa estudo de equivalência farmacêutica, realizado por laboratório credenciado pela Agência, que concluiu pela equivalência farmacêutica da dipirona sódica. O laudo apresentado pela empresa, na ocasião, obteve resultado de teor de 104,19%. Os testes que ora a Anvisa está determinando a realização dirimirão qualquer dúvida e permitirão o esclarecimento se esse lote do medicamento se encontra regularmente dentro dos parâmetros exigidos;
4 – Sobre possível irregularidade em um lote do medicamento losartana potássica, comprimido 50 mg, da empresa EMS S/A, é preciso esclarecer que a metodologia utilizada pelo CEDAFAR foi diferente da que está autorizada e considerada como de referência pela Anvisa para testar a equivalência farmacêutica nesse medicamento. O teor médio encontrado de losartana potássica 50mg, da empresa em questão, foi de 94,82%, valor superior ao estabelecido como referência em seu registro vigente, que é de 90,00%. Utilizar metodologia diferente significa que não é possível comparar os resultados obtidos com aqueles que deveriam ser apresentados pelo produto, não havendo base técnica e científica para considerar que pode haver irregularidades;
5 -  Sobre os resultados dos testes dos perfis de dissolução dos lotes de losartana das empresas Medley, Geolab e Pratti, a Anvisa esclarece que a comparabilidade de perfil de dissolução entre o medicamento genérico e o medicamento de referência não é conclusivo para registro ou comercialização de medicamento genérico no Brasil, bem como estabelece as principais agências regulatórias do mundo;
5.1 – Na matéria do Fantástico, os especialistas que foram ouvidos não diferenciaram “dissolução” e “perfil de dissolução”, confundindo os dois conceitos. Não sabemos se por falha na edição ou por não saberem exatamente que teste havia sido realizado. Dissolução é um ensaio utilizado para controle de qualidade, enquanto o perfil de dissolução é apropriado para o desenvolvimento de formulações. Perfil de dissolução com meios farmacopeicos não tem como objetivo prever biodisponibilidade. Ou seja, não existe uma relação científica entre o desempenho de um medicamento no teste de perfil de dissolução e o comportamento que esse produto apresentará no organismo humano. A reportagem fez, portanto, afirmações completamente desprovidas de base técnica e científica. Todas as informações relativas às metodologias foram previamente prestadas pela Anvisa à reportagem. Porém, por motivos que desconhecemos, não foram utilizadas na matéria.
5.2 – Os medicamentos genéricos à base de losartana das empresas Medley, Geolab e Pratti apresentaram à Anvisa, no momento do seu pedido de registro, testes de bioequivalência satisfatórios. Portanto, são considerados equivalentes ao medicamento de referência;
6 - Diferente do que afirma a reportagem do Fantástico, a Anvisa não foi questionada sobre quantos laboratórios utilizaram metodologias próprias no registro do medicamento losartana potássica. A reportagem perguntou quais eram as metodologias específicas usadas nos registos de cada uma das losartanas potássicas analisadas pelo CEDAFAR. A Agência informou que as metodologias não famacopeicas desenvolvidas pelos fabricantes – e que foram analisadas e aprovadas durante o processo de registro - são disponibilizadas para os laboratórios oficiais quando estes realizam análise fiscal.
7 – As normas técnicas estabelecidas pela Anvisa baseiam-se sempre nas melhores evidências técnicas e cientificas disponíveis e nas melhores práticas internacionais. Dos comitês técnicos e grupos de trabalho que auxiliam a Agência na elaboração dessas normas, participam os melhores profissionais brasileiros de diversas áreas, assegurando-se sempre a ausência de qualquer conflito de interesse e a pluradidade. Assim, não há base nenhuma para a afirmação do Fantástico de que haja “divergências” entre a Agência e especialistas.
8 – A Anvisa realiza o monitoramento permanente da qualidade dos medicamentos comercializados no Brasil.  Em 2016, a Agência suspendeu a comercialização de 95 diferentes lotes de medicamentos com suspeitas de desvios de qualidade. Essa ação decorre tanto de inspeções de rotina em fábricas de medicamentos como em razão de queixas apresentadas por pacientes ou profissionais de saúde sobre suspeita de ineficácia de um determinado medicamento ou reações adversas não previstas;
9 – A Agência não recebeu nenhuma queixa de desvio de qualidade dos lotes dos medicamentos que foram “testados” no laboratório contratado pelo Fantástico e relacionados com possível ineficácia;
10 -  Para assegurar a qualidade dos medicamentos em uso no Brasil, sejam genéricos ou de referência, a Agência desenvolve um conjunto de ações complementares que incluem: a certificação da qualidade dos produtores; a análise dos registros e modificações de pós-registro; as ações de farmacovigilância; as inspeções nos fabricantes; e um programa de monitoramento da qualidade, chamado Proveme. Em 2016, 70% das amostras analisadas no âmbito desse Programa foram de medicamentos genéricos. Nenhuma dessas amostras foi considerada insatisfatória; e
11 – O consumo de medicamentos genéricos é seguro, assim como os de medicamentos de referência. É absolutamente equivocada, e perigosa para a saúde da população, a afirmação feita pela matéria de que caberia aos médicos indicar a cada paciente qual o genérico que tem qualidade. Os médicos não dispõem de meios para fazer tal afirmação. No mundo desenvolvido, são as agências regulatórias que estabelecem as normas para assegurar a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos. Opiniões individuais, sem qualquer base científica, podem ensejar orientações equivocadas, baseadas em preconceitos, em desinformação ou até mesmo em interesses comercias escusos. Nesse sentido, a matéria presta um desserviço à população ao fornecer informações incompletas e não oficiais sobre a qualidade de medicamentos.
12 - A Anvisa desenvolve, de forma contínua, esse conjunto de ações para garantir a qualidade, segurança e eficácia de todos os medicamentos produzidos em nosso país, sempre em convergência com as melhores práticas internacionais.
Assessoria de Comunicação da Anvisa

CONHECIDO COMO ANEL DE FOGO, ECLIPSE SOLAR SERÁ VISÍVEL NESTE DOMINGO


O primeiro eclipse solar de 2017 será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África; segundo o Observatório Nacional, o eclipse será anular, também conhecido como "Anel de Fogo", ou seja, quando se vê todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor; observação no Brasil inclui toda a região Sul, Sudeste, grande parte do Nordeste e Centro-Oeste, que poderá ver o eclipse como parcial, entre 10h e 12h30, horário de Brasília, conforme a localidade.

Agência espacial americana anunciou nesta quarta-feira, 22, uma inédita descoberta sobre exoplanetas que aumentam as chances de encontrar vidas extraterrestres, afirmam os cientistas; durante a apresentação da descoberta, os astrônomos informaram que foram identificados sete planetas do tamanho da Terra orbitando a estrela TRAPPIST-1; os cientistas revelaram que em três destes planetas há grande potencial de existência de água. Para a astrônoma Sara Seager, "essa descoberta gerou grandes avanços para encontrar vidas extraterrestres"



Já viram um peixinho empoleirado em árvores como se fosse um pássaro? Ele existe. É o Kryptolebias marmoratus, um killifish ou rívulo dos mangues que consegue viver fora da água por alguns meses.



O budismo considera que a vida é uma escola de contínuo aperfeiçoamento físico, psíquico, mental e espiritual. Nesse sentido, as práticas artísticas são constantes, pois elas espelham um dos objetivos maiores do budismo tibetano que é a transformação do próprio indivíduo praticante em uma obra de arte. A pintura thangka é uma das principais formas da arte budista tibetana.

Para os jovens, o celular, hoje, é uma prótese indispensável. “O celular é a nossa ‘real TV’, o instrumento mais importante para controlar as reações com os outros, as disputas, a imagem que temos de nós mesmos, o tempo. O celular nos torna autores da nossa vida”, afirma o pesquisador inglês Micheal Hulme.



Receita Federal libera nesta quinta-feira o download do Programa Gerador do Imposto de Renda 2017. Ele é usado para realizar a declaração, que pode ser enviada entre 2 de março e 28 de abril; entrega da DIRPF poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do aplicativo "Fazer Declaração", disponível para tablets e smartphones; quem não entregar a declaração dentro do prazo pagará uma multa, que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido

FGTS: CONFIRA O CALENDÁRIO DE SAQUE DA CONTA INATIVA


Os brasileiros que têm saldo em conta inativa do FGTS poderão sacar o dinheiro a partir de 10 de março; o governo anunciou a possibilidade do saque em dezembro do ano passado, em meio ao lançamento de um pacote de medidas para estimular a economia; para evitar uma corrida às agências da Caixa Econômica Federal, administradora do FGTS, o calendário será de acordo com a data de nascimento dos beneficiários; poderão ser sacados, sem limite por pessoa, os valores das contas inativadas até 31 de dezembro de 2015
14 DE FEVEREIRO DE 2017 ÀS 11:01 // RECEBA O 247 NO TELEGRAM Descrição: Telegram
Jornal do Brasil - Os brasileiros que têm saldo em conta inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar o dinheiro a partir de 10 de março. O governo anunciou a possibilidade do saque em dezembro do ano passado, em meio ao lançamento de um pacote de medidas para estimular a economia.
Para evitar uma corrida às agências da Caixa Econômica Federal, administradora do FGTS, o calendário será de acordo com a data de nascimento dos beneficiários. Poderão ser sacados, sem limite por pessoa, os valores das contas inativadas até 31 de dezembro de 2015.
PUBLICIDADE
Uma conta inativa do FGTS deixa de receber depósitos do empregador porque o contrato de trabalho foi encerrado. Quando o trabalhador pede demissão ou é demitido por justa causa, não pode sacar o dinheiro ao sair do emprego.
Os canais para consultar a existência e o saldo de contas inativas do FGTS são o site da Caixa, o aplicativo do FGTS, por meio de internet banking (só para clientes da Caixa), comparecendo a uma das agências do banco ou pelo telefone 0800 726 0207.
O calendário é o seguinte:
10 de março - trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro
10 de abril - trabalhadores nascidos em março, abril e maio
12 de maio - trabalhadores nascidos em junho, julho e agosto
16 de junho - trabalhadores nascidos em setembro, outubro e novembro
14 de julho - trabalhadores nascidos em dezembro




O BNDES criou um aplicativo móvel para o segmento de micro, pequenos e médios empresários; o app BNDES MPME será lançado oficialmente na Feira do Empreendedor 2017, que começa dia 18 em São Paulo, mas já está disponível para download em smartphones e em tablets nos sistemas Android e Ios


Quer carnaval? Pague por ele

Ativista critica utilização de recursos públicos em blocos e desfiles carnavalescos, em meio à grave crise enfrentada pelo país, e sugere uso de serviço de financiamento coletivo, o chamado crowdfunding, para arrecadar dinheiro para esse tipo de festa
POR LÚCIO BIG | 26/02/2017 10:01 


O Brasil atravessa uma das maiores crises financeiras de sua história. A renda média das famílias brasileiras está em declínio, o desemprego e o subemprego saltam aos nossos olhos e o salário mínimo está cada vez mais “mínimo”.
Policiais militares recentemente cruzaram os braços no Espírito Santo devido aos baixos salários, professores de escolas públicas recebem menos que um auxiliar judiciário, além de mais uma carrada de problemas financeiros que nos fazem reféns, muitas vezes, das instituições financeiras, as únicas que jamais reclamam da crise.Descrição: http://static.congressoemfoco.uol.com.br/2017/02/canrr-255x300.png
O sistema de saúde é precário, chegando a ser inexistente em regiões do país aonde nem mesmo de carro se chega. Mesmo nos grandes centros há casos de pessoas que morrem nas portas de hospitais por falta de atendimento.
Alheio a tudo isso, ainda há quem reclame do pouco investimento público nos blocos de rua. Em Brasília, cidade onde o carnaval e o futebol ainda não assumiram posição de destaque na cena brasiliense, o presidente da Liga de Blocos Tradicionais, Jorge Cimas, reclama dos R$ 750 mil repassados pelo governo do DF aos sete blocos da liga, conforme entrevista ao Jornal de Brasília.
Segundo Cimas, a Secretaria de Cultura do DF é irresponsável, pois os milhares de reais do dinheiro público só podem ser utilizados em estruturas. Mas, o que ele queria? Em que ele gostaria de gastar toda essa grana? Em comida? Bebida? Fantasias e alegorias?
O carnaval é esperado por milhões de pessoas, inclusive por alguns milhares aqui em Brasília, e é uma festa importante, inclusive financeiramente falando, pois faz girar a economia local.
Contudo, o que existe é uma distorção entre o que é obrigação do governo e o que é dever do cidadão. Inúmeras são as iniciativas populares de suma importância para o país que não recebem um único centavo do dinheiro público e que são bancadas por cidadãos com doações espontâneas.
Há incontáveis clínicas de repouso, creches, asilos, centros de recuperação de dependentes químicos que sobrevivem basicamente da ajuda de pessoas físicas ou empresas privadas. Até mesmo iniciativas como a Operação Política Supervisionada (OPS), organização que já provocou economia nos gastos públicos superior a R$ 5,5 milhões apenas por fiscalizar e denunciar o uso irresponsável do dinheiro do contribuinte, não recebem um real sequer de entidades públicas. São cidadãos que reconhecem o importante trabalho, garantindo assim a sua existência.
Diante de tantas iniciativas extraordinárias e que pouco ou nada recebem do governo, por que os responsáveis por blocos e escolas de samba não promovem um trabalho de arrecadação financeira ao longo do ano para custearem suas despesas, inclusive com comida e bebida? Afinal, não faltaria quem quisesse ajudar, pois são milhões de brasileiros que adoram o carnaval. Isso, claro, sem falar nos comerciantes e empresários que faturam alto com a folia.
No Brasil e no exterior existem inúmeros sites que oferecem o serviço de financiamento coletivo, ou crowdfunding como é mundialmente conhecido. A lógica para que se arrecade dinheiro para a festa é muito simples: “Se eu quero carnaval, então devo pagar por ele”.
O brasileiro tem de parar de achar que o governo deve fazer tudo. Essa dependência do Estado nos torna um povo acomodado e reclamão.
Uma família com renda limitada prioriza o uso do dinheiro. Viagens, idas ao shopping ou restaurantes nos fins de semana somente podem ocorrer se realmente sobrar dinheiro depois de todas as despesas obrigatórias pagas. Não pode se dar ao luxo de substituir o arroz e feijão por uma sessão do filme La La Land.
Ativista digital, Lúcio Big fundou a Operação Política Supervisionada e mantém blog e canal no Youtube voltados para a fiscalização de gastos públicos e da atuação de autoridades.


O rico anedotário dos obituários nos Estados Unidos

ANNA VIRGÍNIA BALLOUSSIER  26/02/2017 02h06
RESUMO Textos jornalísticos que fazem apanhados biográficos de pessoas mortas seguem padrão rigoroso de planejamento e execução. Por vezes, ficam prontos décadas antes do óbito de seus objetos. Reportagem narra encontro de obituarista do "NY Times" com autora de livro sobre a relação de personalidades com a morte.
Bater as botas, ir para o beleléu, esticar a canela, virar presunto, vestir o paletó de madeira.
A língua inglesa tem outros: "the big sleep" (o grande sono), "bite the dust" (morder a poeira), "six feet under" (a sete palmos), "bought a one-way ticket" (comprou passagem só de ida).
Não é à toa que a humanidade criou tantos eufemismos para falar sobre o grande inexorável: a morte. Todo mundo tem encontro marcado com a mal-afamada, mas a maioria recorre a piruetas retóricas para dourar a pílula do remate inelutável. "As pessoas dizem que fulano passou desta para melhor. Onde é isso? Nova Jersey?", ironiza o jornalista Pete Hamill, 81.
Destacando vir "de uma longa linhagem de pessoas mortas", ele mediou há algumas semanas na Universidade de Nova York o painel "Escrevendo sobre a Morte". Ao seu lado, dois craques no assunto. Katie Roiphe, 48, lançou no fim de 2016 o livro "The Violet Hour: The Great Writers at the End" (a hora violácea: os grandes escritores no fim; The Dial Press). O título foi decalcado de "A Terra Desolada" (na tradução de Ivan Junqueira), poema de 1922 no qual T.S. Eliot cita o instante em que o sol se põe, o céu se cobre com a tal cor violácea e o crepúsculo "devolve o marinheiro à sua casa".
Thomas Stearns Eliot morreu aos 76, de enfisema. Ganhou o seguinte epitáfio, pinçado de outro escrito seu: "No meu começo está o meu fim. No meu fim está o meu começo". No começo de seu obituário no "New York Times" reside uma bela síntese de sua persona: "a figura quieta e cinzenta que deu novo significado à poesia em inglês".
Atribui-se a um lendário editor do jornal, A. M. Rosenthal (1922-2006), a máxima "se você tiver que morrer, é melhor morrer no 'Times'". O jornal é referência nesses textos póstumos. Sam Roberts, 69, o outro participante do painel, escreveu dezenas dos mais de 200 mil obituários publicados ali desde 1851.
Para a revista "Vanity Fair", imaginou como seu periódico registraria a morte de Jesus Cristo. Houvesse um "Times" à época, o relato começaria assim: "Jesus de Nazaré, um carpinteiro galileu que virou o pastor itinerante cujo apelo à piedade e cuja reputação como curador galvanizaram um contingente expressivo de fiéis, morreu na sexta, após ser crucificado naquela manhã, nas redondezas de Jerusalém, apenas dias após seus seguidores terem-no recebido triunfantemente na cidade como 'o ungido' e 'o filho de Davi'. Ele tinha cerca de 33 anos".
O filho de Ángel e Lina tinha um ano a menos quando se tornou o rosto-símbolo da Revolução Cubana, em 1959. A publicação nova-iorquina preparou então o primeiro de muitos obituários de Fidel Castro jamais publicados, pois esperava que ele fosse morrer a qualquer instante. O epílogo só chegaria 57 anos depois.
ANTECEDÊNCIA
É de praxe que as Redações alinhavem de antemão textos referentes a personalidades acometidas por doenças ou vítimas de acidentes. Em outros casos, a exposição constante de determinada figura pública ao perigo justifica a preparação do compilado biográfico. Na maioria das vezes, entretanto, é a idade avançada do vulto da cena nacional ou estrangeira que cura qualquer bloqueio criativo do obituarista.
Esse é o principal critério de sites como o britânico Deathlist (lista da morte), que elenca "50 celebridades selecionadas por um comitê de experts por sua probabilidade de morrer durante o ano".
O ator Kirk Douglas, 101, está no topo do ranking de 2017. A rainha Elizabeth 2ª, 90, aparece em 24º lugar. Seu marido Philip, duque de Edimburgo, 96, surge na sexta posição. Até a conclusão desta edição, na quinta (23), havia dois "bingos" nessa "cartela" de mau gosto pronunciado: a atriz Mary Tyler Moore (48º lugar), morta em janeiro, aos 80 anos, e o jogador sul-africano de rúgbi Joost van der Westhuizen (47º), que tinha uma doença do neurônio motor desde 2011 e morreu em fevereiro, aos 45.
O filtro etário pode se revelar um embuste, previne Roberts. "Cinco obituaristas escreveram o suposto texto final sobre David Rockfeller. Todos estão mortos." Enquanto isso, o neto de John Rockfeller é, aos 101, o bilionário mais velho do mundo, segundo a "Forbes".
Não lhe terá faltado tempo, supõe-se, para meditar sobre o fim que almeja para seus despojos. Nos EUA, o número de cremações cresceu significativamente: em 1999, 25% dos corpos passavam por esse procedimento; em 2015, eram 49%, segundo a Associação de Cremação da América do Norte. No Brasil, cerca de 5% dos mortos foram incinerados em 2016, segundo a associação dos cemitérios e crematórios do país.
As explicações vão da crise financeira (cremar, nos EUA, pode ser dez vezes mais barato do que enterrar, numa tabela de preços oposta à de São Paulo, por exemplo, onde a cremação no sistema municipal não sai por menos de R$ 941, quase R$ 85 acima do valor-base do enterro) à queda do apelo da religião na população (quase um quarto dos americanos se declara não religioso).
A mesa na Universidade de Nova York também discutiu a monetização de obituários, um dos expedientes que podem ajudar a equilibrar contas em vermelho, segundo os convidados. O "Times", por exemplo, abre sua seção mortuária a textos pagos. Por quatro linhas, desembolsam-se US$ 263 (R$ 805); cada foto rende US$ 200 (R$ 612) aos cofres do diário; para que o adeus seja incrementado com um título, investem-se mais US$ 52 (R$ 159).
QUASE MORTE
Katie Roiphe, de "Violet Hour", quase se foi –outro eufemismo. "Tinha 12 anos. Um dia, parei de respirar num táxi, a caminho da emergência. Desde então, sou obcecada pela morte", diz, após adiar por 15 dias a entrevista ("tive uma morte na família").
A menina lia enquanto convalescia de uma pneumonia. E não qualquer obra. "Devorava livros sobre pessoas morrendo em grandes números –crianças, guerras, massacres, corpos nus em trincheiras."
Ao crescer, escreveria seu próprio título sobre o tema. Nele, destaca como cinco grandes pensadores encararam a aproximação da morte. Aqui jaz Susan Sontag, a intelectual que tem dificuldade em racionalizar sua despedida. Ela morreu de câncer, aos 71, em 2004.
Aqui jaz Sigmund Freud, que, mesmo sob dor lancinante, aceitava no máximo aspirina, para não minar sua lucidez. Ainda saudável, ele escreveu sobre a forma como vivos admiram o morto "como alguém que completou uma tarefa muito difícil". Viciado em charutos, submeteu-se a 33 cirurgias para combater um câncer na mandíbula. Sucumbiu a uma overdose de morfina, numa possível eutanásia, aos 83, em 1939.
Aqui jaz Dylan Thomas (1914-53), que sofreu um colapso em seu apartamento no hotel Chelsea, em Nova York. O artista que estourou com poemas como "E a Morte Perderá seu Domínio" alavancou a fama boêmia do endereço –que inspirou de Bob Dylan a Leonard Cohen.
Aqui jaz Maurice Sendak, o autor que fez ecoar em sua literatura infantil (da qual "Onde Vivem os Monstros" talvez seja o exemplar mais célebre) uma obsessão inata pela morte –desenhava padeiros gordos que o cozinhavam dentro de uma torta, além de leões que o engoliam. Morreu das complicações de um derrame, aos 83, em 2012.
Aqui, por fim, jaz John Updike, que recebeu "as piores notícias" no hospital e transformou "dor em mel", escrevendo um derradeiro livro de poesia. Morreu também de câncer, aos 76, em 2009.
Roiphe menciona ainda "a morte feliz de William Blake (1757-1827), que sentou na cama e viu anjos", e a partida menos honrosa de Honoré de Balzac (1799-1850), "que se matou com café e trabalho".
Para a autora, o homem contemporâneo só aceita a "morte limpa", no hospital moderno. "Ninguém mais morre em casa. Puxamos a cortina para manter a morte fora de vista. Fantasiamos que a medicina sempre pode nos curar."
Em 2006, ela escreveu para o "Times" sobre a morte de seu pai: o sr. Roiphe voltava de um jantar com amigos e teve uma parada cardíaca. Desfaleceu no lobby do prédio, ao lado da mulher. "Não houve preparação. Nenhuma última grande conversa."
A ideia de travar um diálogo final com o ente querido, "no qual tudo será resolvido, perdoado etc.", não passa de um capricho, lembra a escritora. A morte não respeita cronogramas.
Que o diga Philip Roth, que em "Patrimônio" descreveu o "dénouement" fortuito da mãe num restaurante, em 1981. "Tinham acabado de lhe servir sopa de mexilhões, um de seus pratos favoritos; para surpresa de todos, ela anunciou: 'Eu não quero essa sopa'." Foram as últimas palavras de Bessie.
ANNA VIRGÍNIA BALLOUSSIER, 30, é jornalista da Folha. Pág. 4

Mente Aberta  12 de maio de 2016 · 

JESUS CRISTO NÃO MORREU POR NÓS
Jesus Cristo não morreu por nós. A verdade é que nós o matamos. Esse é o comportamento padrão adotado com os avatares que passaram por aqui. Akhenaton, Sócrates, Gandhi, Luther King, Osho, etc. Mandela teve mais sorte, só passou 27 anos preso.
De qualquer maneira, a morte não existe e Jesus, o Cristo, sempre esteve vivo. A imagem que criaram Dele é que precisa morrer. O pouco que sabemos a seu respeito é oriundo de sua breve passagem em nosso planeta, e trata-se de uma visão extremamente limitada diante de um ser cósmico de luz.
Em sua passagem “física” por aqui, não cansou de alertar que somos todos irmãos. E como sempre, Ele tem razão. Assim como todos nós, Jesus Cristo foi criado pelo Todo com um único objetivo, evoluir.
A evolução se dá aos goles e o tempo é uma métrica humana, ela não se importa com isso. Uma pedra será pedra até que ela expanda sua consciência a um ponto que não dá mais para ser pedra, aí tem que existir um salto. Cada estímulo que ela recebe, a torna um ser mais complexo. O toque do vento agrega informação, ela fica mais complexa. A água da chuva a qual ela é exposta agrega informação, ela se torna mais complexa. O pneu do carro que passa em cima dela, o toque de uma mão…. Toda interação existente entre os seres, os tornam mais complexos.
No momento que atinge a autoconsciência, o ser possui o livre arbítrio para fazer as suas escolhas na vida. As escolhas de Jesus sempre foram de acordo com a essência do Todo, o amor incondicional. Ao passar pela terceira dimensão, onde nos encontramos em fase de despedida, não deixou que a baixa densidade o fizesse cair na ilusão do materialismo, e seguiu forte no seu trajeto de luz.
E assim foi sua caminhada na escalada dimensional, emitindo cada vez mais amor, sendo cada vez mais amor, expandindo cada vez mais sua consciência. A questão é que o Todo é infinito em experiências, e não há sabedoria que um ser não possa ter. Passado o devido tempo (que é incontável para nossa limitada visão humana), Jesus Cristo atingiu um nível de consciência que qualquer coisa diferente de administrar um planeta seria pouco para Ele, e assim iniciou sua história com nosso querido planeta.
Antes que um planeta seja criado, o Todo já tem o ser que irá administrá-lo, e no caso da terra, esse ser é Jesus, o Cristo cósmico. É óbvio que um projeto desse porte (administrar um planeta) não conta com um único ser, muito pelo contrário, envolve uma quantidade incontável de seres das mais altas dimensões e qualquer tentativa de explicação que eu der sobre isso será ínfima perto de tal complexidade. O fato é que Jesus Cristo é o representante do projeto terra.
O livre arbítrio fez com que a humanidade deixasse de seguir as pegadas do Mestre, e a milhares de anos estamos estagnados evolutivamente em uma sociedade egocêntrica, onde os indivíduos compartilham de um modo de vida que nada se assemelha aos valores Crísticos.
Sua “descida” estratégica a mais de dois mil anos teve como objetivo trazer luz aos perdidos seres humanos terrestres. Optou por encarnar para “sentir na pele” o que se passava com o seu povo, tão distante da sua Essência.
Espalhou o seu amor por onde passou. Debateu sobre os mais diversos temas utilizando a linguagem que existia na época, metáforas que até o hoje o homem “moderno” não conseguiu decifrar. Um homem moderno que constrói bomba atômica, mas é incapaz de encontrar o amor em simples metáforas.
Fez cego enxergar para nos mostrar que não existe doença, multiplicou o pão para nos mostrar que não existe fome, andou sobre as águas para nos mostrar que não temos limites. Deu show de conhecimentos metafísicos ao realizar o que convencionamos chamar de milagres, habilidade essa inata ao nosso Ser, basta acessá-la. Se deixou morrer para, com a ressurreição, nos mostrar que não existe morte, só vida. Mostrou ao homem que basta ter fé, pois o amor é a Essência e nada nos faltará.
Dois mil anos se passaram e o que mudou? Quase nada. Somos a mesma sociedade egocêntrica com a qual ele conviveu e o pregou em uma cruz, mas hoje temos tecnologia. Somos os mesmos perdidos de antes, vivendo em uma sociedade que tem tudo, mas nada a oferecer.
Mas voltemos a Big Picture, sua passagem pela terra foi apenas um evento estratégico dentro de um grande plano, sua atuação vai além, Ele sempre esteve aqui.
Nós o pregamos na cruz e somente nós podemos tirá-lo de lá. Esqueçam essa imagem de Jesus Cristo. Ele é vida, não morte. Ele é alegria, não sofrimento. Ele é amor.
Jesus Cristo não morreu por nós, ele vive por nós.
O Cristo em mim convida o Cristo em você a partilharmos de um novo tempo, onde o amor incondicional seja vivenciado por todos.
Busque conhecimento, emita amor, Seja Luz!
Texto Retirado da pagina ´´Despertando`` 
Veja mais informações no site: 
www.despertando.com
Compartilhe ´´Mente Aberta`` Descrição: https://www.facebook.com/images/emoji.php/v7/f57/1/16/1f609.png;)

Quais as diferenças entre açúcar cristal, refinado, demerara e mascavo?

Por Suzana Paquete
access_time18 abr 2011, 18h49 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h37
As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento, que a gente explica direitinho no fim do texto. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.
A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. O resultado final é o açúcar em cristais, mas, se você moldar e comprimir os cristais com xarope de açúcar, dá para fabricar açúcar em torrões. Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente. Ela é popular na Europa: como lá não tem cana, a beterraba entrou na dança.
PUBLICIDADE
Doces delícias Tipos claros recebem tratamento químico e possuem menos nutrientes
De confeiteiro
Tem cristais tão finos que mais parecem talco de bebê. Excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente
Orgânico
É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante
Light
Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, que quem consome o açúcar light ingere menos calorias
Líquido
É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces, o açúcar líquido não é vendido em supermercados. Uma das vantagens é que ele não precisa ser estocado em sacos, diminuindo o risco de contaminação com poeira e microorganismos
Frutose
É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 30 mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer uma vitaminazinha sequer. A maior parte da frutose vendida no Brasil é importada e tem preços meio amargos
Refinado
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as “calorias vazias” (sem nutrientes)
Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas
Cristal
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira “só” 90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces
Demerara
Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo

NASA anuncia a descoberta de sete exoplanetas parecidos com a Terra

Em uma das mais significativas descobertas de exoplanetas até o momento, a NASA acaba de anunciar que não um, mas sete planetas do tamanho da Terra foram encontrados orbitando uma estrela a apenas 39 anos-luz de distância.
Pesquisas sugerem que pelo menos os seis planetas internos parecem ter massas parecidas com a Terra, são feitos de rocha e têm temperaturas de superfície que variam entre 0 a 100°C. A NASA está chamando-o de “sistema solar irmão” ao nosso, e diz que vários planetas poderiam potencialmente receber água líquida e talvez até vida extraterrestre.

Créditos: NASA
A NASA fez o anúncio em uma conferência de imprensa ao vivo depois de desencadear muita especulação sobre sua grande “descoberta além do nosso Sistema Solar”. Os novos exoplanetas foram detectados orbitando uma estrela anã chamada TRAPPIST-1, que está localizada a cerca de 39 anos-luz de distância do nosso Sol na constelação Aquarius.
As estimativas iniciais baseadas nestas observações sugerem que pelo menos cinco dos planetas têm massas semelhantes à Terra e observações do Telescópio Espacial Hubble indicam que eles provavelmente têm composições rochosas.
Antes de ficarmos muito animados, os pesquisadores enfatizam que ainda há muito mais pesquisa e análise a ser feita – particularmente no sétimo planeta mais externo, que só foi observado orbitando a estrela uma vez.
Por causa disso, nós ainda não sabemos quanto tempo esse sétimo planeta leva para orbitar TRAPPIST-1, ou como ele interage com os planetas interiores. E todo o sistema está tão longe, que não podemos dizer com certeza ainda se ele acolhe água, ou é um bom lugar para a vida existir.
Mas a partir do que os pesquisadores estão dizendo, não é apenas pelos planetas potenciais, mas sim por todo o sistema que parece ter muito em comum com o nosso.
Por enquanto, só podemos especular como esses sete incríveis mundos parecidos com a Terra seriam. Mas a melhor parte sobre tudo isso é que, em um futuro não tão distante, poderemos realmente ser capazes de saber mais sobre eles. [SciencieAlert]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.


Netflix revela como será a morte das TVs tradicionais


De 10 a 20 anos, 90% do que as pessoas vão assistir estará online, afirma o presidente e cofundador da Netflix, Reed Hastings; o serviço de streaming já ultrapassou a marca de 90 milhões de usuários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSE DO PREFEITO PAULINHO - POSSE/GO

A posse dos eleitos em 05 de outubro de 2008 – foi realizada no Auditório Municipal José Antonino da Silva - foram empossados em sessão solene da Câmara Municipal presidida pelo vereador Evandro de Oliveira Neves – Vando (PTN) - o prefeito Paulo Roberto Marques de Souza - Paulinho (PMDB) e o vice Dr. Vavá (PSDB). O prefeito Paulinho estava acompanhado pela primeira dama Nice. A sessão solene da Câmara Municipal contou com o auditório lotado (ver imagens) a presença do deputado federal Pedro Chaves, foi um componente a mais na posse, pois no seu discurso disse que a promessa feita na Câmara em 2003 da construção do no trevo de acesso a Posse/GO pela BR-020 será concretizado “... em 2, 3 ou 4 meses adiante”, e construção do lago já conta com emenda no orçamento federal a ser aprovada, e também há recursos a serem entregues à UEG de Posse (biblioteca e construção de novas salas), mas não precisou a origem dos recursos. O Dr. Eltinho em suas palavras fez o de sempre, deixou o recado ao gru

FESTA JUNINA 2012 - POSSE - GO

A Prefeitura Municipal de Posse, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convida à comunidade possense a participar da tradicional festa junina das Escolas e Colégios Municipais e Estaduais a realizar-se nos dias 08 a 09 de junho, a partir das 18h na Praça da Liberdade. Confira as atrações : Concurso de quadrilhas (Escolas e Colégios municipais e estaduais) Bandas Sexta- feira (08/06) Sandrinho da Viola e Matheus, João Marcos e Chistiano, Mixirica do Forró. Sábado (09/06) Ana Clara e Rafael, Os Controlados do Forró, Carlos Senner. O resultado da FESTA JUNINA você confere  aqui! -                                            Por:  Ivan Carlos Brasileiro Prefeito Paulo Roberto com José Guariz www.posse.go.gov.br   As noites tornaram-se pequenas diante do  espetáculo proporcionado pelos participantes como um show a parte na apresentação e evolução dos temas alegóricos de cada concorrente, levando ao delírio os exp

Noticiada vacância de 33 cargos de juiz de direito em comarcas do interior

Notícias do TJGO Noticiada vacância de 33 cargos de juiz de direito em comarcas do interior 14/03/2014 16h29 Foram publicados nesta sexta-feira (14), no Diário da Justiça Eletrônico, 33 editais de promoção e remoção e/ou promoção para comarcas do interior. Serão providos por promoção (antiguidade ), 17 cargos de juiz de direito: da 2ª Vara Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental das comarcas de Cristalina e Quirinópolis; 2ª Vara (Cível, Criminal, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos) de Goiás; Juizado Especial Cível e Criminal de Posse; 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Jataí; Vara Cível, Criminal, da Infância e da Juventude, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos de Posse; Juizado da Infância e da Juventude de Luziânia; Vara de Família, Sucessões e Cível de Mineiros; 1ª Vara Criminal de Luziânia, Formosa e Rio Verde; 1ª Vara (Cível, Criminal e da Infância e da Juventude) de Porangatu e Iporá; 1ª Vara (Cível, de Família, Sucessõe